segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Social Mídia... será que vai pra frente?

Fala pessoal, estou aqui mais uma vez... dessa vez estou em uma reunião sobre esse assunto aqui na Telsinc! Estamos conversando sobre a ação da Mídia Social (Twiiter, Facebook, Orkut, Linkedin, etc..) no dia-a-dia das pessoas e até agora não chegamos a lugar nenhum!
Bom, eu acho (isso quer dizer, na minha humilde opinião) que o brasileiro (em sua maioria) gosta de "bisbilhotar" a vida das pessoas, existe uma vertente que usa essas ferramentas da forma que devem ser usadas, ou seja, fazer e respondem perguntas, debatem assuntos variados, acompanham notícias, aprendem, ensinam, divulgam informações pessoais e informações das suas empresas.
Pra mim isso é o certo e acredito que foi nisso que os criadores dessas ferramentas estavam pensando em fazer quando criaram as ferramentas, mas o brasileiro comum usa para:
1) Ver as fotos da vizinha de biquíni
2) Ver se o namorado (a) está sendo chavecado (a) ou está dando idéia em outra pessoa
3) Baixar MP3 e filmes (pirataria)
4) Arrumar confusão e briga em jogos e eventos
5) Bisbilhotar a vida dos outros, vendo se a pessoa está namorando, separou, casou, se mudou, etc...

Enfim... só porcaria, nada de bom!

O que vocês acham disso? Estou sendo muito cruel com a humanidade ou é isso mesmo e precisamos fazer alguma coisa para mudar isso?

Se precisamos mudar alguma coisa, como podemos fazer isso?

Bom, estou propondo um debate sobre o assunto com vocês, postem suas opiniões!

Abração galera

L. Sardim

7 comentários:

  1. Bom, voltando a ser o primeiro a comentar.

    Acho que hoje em dia estas ferramentas podem ser muito bem usadas por empresas e diversas instituições.

    Exemplo disso são os clubes de futebol que agora estão divulgando notícias pelo twiter.

    Mas porém, no entanto, todavia, sempre vão existir pessoas que gosta de bisbilhotar, se não fosse isso, a revista Titi iria a falência.

    Mas vamos analisar o quesito no âmbito comercial, no auge do Second Life, empresas como Adidas, Coca-Cola e Nike pagaram muito para agências de publicidade que estavam criando companhas virtuais para este mundo virtual, chegaram até a existir lojas da Nike vendendo seus produtos no mundo virtual.

    As empresas tem que aproveitar as oportunidades dessas ferramentas seja pra integrar os clientes ou para angariar mais clientes.

    De resto, deixa o povo, se de vez em quando se depararem com um texto bem escrito sobre política, economia, atualidades em meio a pesquisas de quem "pegou" quem, ao menos a ferramenta teve por um breve momento seu fundamento atingido, levar cultura para todos...

    []´s

    ResponderExcluir
  2. De fato, minha opião está alinhada a do Eduardo. O problema nunca esteve nas diversas ferramentas tecnológicas desenvolvidas, mas sim em seus operadores.... que por muitas vezes não às operam como seus metores planejaram....

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHA

    Gostei desse comentário... O problema maior é que a minoria da população usa a ferramenta para fins comunitários, sei lá... eu acho que a galera anda muito cuidando da vida do outro e tá esquecendo do seu crescimento pessoal!

    Mas é só uma visão minha sem dados factíveis... posso estar totalmente errado, mas é por isso que abri o debate!

    ResponderExcluir
  4. Ah, se eu fosse contar as vezes que eu ouvi: "O Orkut acabou com o meu namoro/casamento."

    As pessoas gostam mesmo é de bisbilhotar! Concordo com o Leandro!

    Mas... acho que não tem muito o que fazer... no final das contas, é como diz o velho ditado: Pessoas inteligentes falam de idéias, pessoas comuns falam de coisas e pessoas medíocres falam de pessoas.

    ResponderExcluir
  5. Embora baixe muita música pela internet, eu concordo com o Clayton... de fato as ferramentas não são usadas conforme projetadas. Porém há uma minoria que discorda e usa a internet para o bem...

    ResponderExcluir
  6. So pra dar mais uma informação, acabei de ler que a justiça norte-americana vai vetar o projeto do Google de disponibilizar na faixa livros que estão esgotados/fora de mercado.

    P@%$*& (eu ia xingar, juro), se quem tem o direito a explorar economicamente um produto não o faz, é porque não dá o devido valor, então, pq não disponibilizar o conteúdo livremente?

    Isso acontece com as patentes, se algo é mto útil e o detentor da patente não tem capacidade de produção para suprir a demana, há a quebra de patente!

    Taí uma ferramenta da internet que eu aprovo!

    ResponderExcluir
  7. Cara, é fogo, enquanto os governantes não investirem na educação do povo, ele os tem na mão!
    O conhecimento liberta, e os governantes sabem disso, em quanto o povo fica nessa de ver novela e se interessar mais pela vida alheia do que em crescer e debater assuntos inteligentes como esse a gente vai viver nessa mesma droga de sociedade!

    ResponderExcluir