quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Espaço em disco é um problema viu! :-(

Pra variar a 23 de maio me deu mais idéias do que fazer... Eu estava arrumando o quarto do Lucca (é... ele vai nascer lá pra março de 2010) e estava abrindo as caixas que tinha as minhas coisas de solteiro e olhei o quanto de espaço físico essas coisas ocupavam, e só em caixa de CD e DVD eu devo ter umas 2 caixas grandes!
Eu fiquei pensando em pegar meus CDs e DVDs, gravar tudo no meu PC e deixar as caixas de CD e DVD em algum depósito ou "quartinho de bagunça", mas aí eu precisaria ter espaço em disco suficiente pra isso! Po... um HD de 1Tb hj já tá custando uns R$250,00 na Sta Efigênia e podemos comprar Storages que pode ser plugado na rede de casa (NAS - Network-attached storage) que deve custar mais uns R$750,00 em média! Po galera, essa é outra tendência. A Apple lançou o iTunes, vc compra musicas e softwares por preços baixos (coisa de U$2,00) e vc baixa pro seu PC e já era. O legal disso tudo é que vc compra só a música que quer (no caso do iTunes) e outro dia eu precisava de uma partitura para ensaiar e não achava nem a pau, primeiro é claro, a gente sempre vai em sites tipo o 4shared, The Pirate Bay, Mininova, e procura feito um maluco no google, mas depois de alguns anos de pesquisa por essa partitura eu resolvi entrar no site dos caras pra ver se eles vendem o songbook. Não... eles não vendem o songbook mas vendem a partitura da música que eu queria por U$1,25 e eles me mandaram por e-mail! 
Agora se em casa eu to com problema de espaço físico e em disco, imagina as produtoras de música, vídeo, mídia impressa? Nossa, quanto esses caras não gastam em aluguel de espaço para manter seu acervo, ou a mídia impressa, nesses tempos de moda do verde, gastam com papel que o pessoal usa e descarta no mesmo dia? Aí a gente começa a entender porque empresas como a Cisco estão investindo pesado em tecnologias de Datacenter e Storage Network. Ano que vem no Brasil a Cisco vai começar a vender servidores, mas não são servidores comuns, eles tem um monte de coisa que vai mudar a forma com que a gente vê um datacenter. Esses servidores já vem prontos para serem virtualizados, ou seja, vc coloca uma pá de servidor lógico em um só fisico, mas esse server físico deve ser "tudão". Depois vcs dêem uma googlada por "Cisco Unified Computing". Isso sim é um servidor Tudão!

té + galera

L. Sardim

Nenhum comentário:

Postar um comentário